quinta-feira, 23 de agosto de 2018

2016 - ARTIGOS PUBLICADOS DE MAURO KOURY



KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Fotografia e sociedade: representações sociais sobre a fotografia mortuária em JoãoPessoa-PB. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 15, n. 43, p. 11-25, abril de 2016. ISSN: 1676-8965

Resumo: Este artigo versa sobre a fotografia mortuária e as representações sobre ela. Tem como universo a cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil. Neste artigo se busca traçar um perfil do comportamento urbano de João Pessoa e, consequentemente, brasileiro sobre a morte e o morrer no final do século XX e início do XXI, bem como o papel da fotografia na lapidação e direção desse contorno. Palavras-chave: fotografia mortuária, história dos costumes, individualização, João Pessoa/PB, processo de luto, morte e morrer  

Photography and society: social representations on the mortuary photography in João Pessoa-PB

Abstract: As the urban inhabitants of the capitals of the Brazilian states in the end of twenty century would answer the question of the use of the mortuary photograph, it is the main question of this article, having as geographic limit the city of João Pessoa, capital of the state of Paraíba. This paper searches to trace a profile of Brazil’s urban behavior on the death and dying in the end of twenty century, as well as the role of the photograph in the stonecutting and route of this contour. Keywords: mortuary photography, history of customs, individualization, João Pessoa / PB, grieving process, death and dying




*

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Cultura emotiva e moralidade na análiseantropológica sobre a sujeira. REIA Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, v. 3, n. 1, p. 172-194, 2016.

Resumo: Este ensaio discute a importância da noção de sujo ou sujeira para a análise de uma cultura emotiva dada e o jogo dos modos e regras de conduta na moralidade dela emersa. Parte, em um primeiro momento, da feitura de uma breve revisitação a autores que se debruçaram e se debruçam na análise do sujo e da sujeira, da relação entre o puro e o impuro, e da relação entre a ordem e a desordem. Em um segundo momento, trabalha a relação entre cultura emotiva, moralidade e sujeira e sujo através de alguns exemplos tirados da prática etnográfica do autor no interior de uma pesquisa sobre medos corriqueiros, que tem a cidade de João Pessoa e os seus bairros como objeto e universo analíticos. Palavras-chave: cultura emotiva, moralidade, sujo, sujeira, jogo interacional 

Emotional culture and morality in anthropological analysis of dirt

Abstract: This paper discusses the importance of the concept of dirty or dirt to the analysis of a given emotional culture and the play of the modes and rules of conduct in the morality emerged. This paper at first, making a brief revisiting to the authors who have studied the analysis of dirty and dirt, of pure and the impure, and in the relationship between order and disorder. In a second stage, working in the relationship between emotional culture, morality and dirt and dirty through some examples from ethnographic practice in the city of Joao Pessoa, Paraíba, Brazil and its neighborhoods. Keywords: emotional culture, morality, dirty, dirt, interactional play


*


KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Cultura emotiva e processo social: medos corriqueiros, risco esociabilidade. RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 15, p. 22-34, 2016.

Resumo: Este artigo parte do pressuposto de que o medo é uma emoção constituída no interior das relações sociais. O medo é compreendido como uma emoção significativa para o entendimento e análise das formações societárias. A questão relevante assim é a de que o medo é uma emoção socialmente disposta e uma construção social de sentidos. Uma emoção, portanto, fundamental para se pensar os processos de sociabilidades e de formação dos instrumentos da ordem e da desordem em um social qualquer. Na vida prática diária, os indivíduos devem constantemente preocupar-se com “sistemas abstratos na vida cotidiana”. Sistemas abstratos estes que vão desde a rotina tecnológica de como usar um aparelho celular até as informações sobre sistemas de saúde para si e sua família, e desde as etiquetas do lidar com os outros, cada vez mais heterogêneos em suas diferenças, até às projeções de um futuro pessoal e familiar. Em todos os passos os indivíduos se colocam em risco e assumem risco, elaboram razões e refletem sobre elas e as chances de darem certo ou errado e os medos que cada opção representa para a vida pessoal e relacional. O medo, portanto, faz parte da experiência humana, enquanto categoria social que lida com o processo de criação, com os modos de conhecimento de si próprio e do outro relacional. Processos e modos que permitem a construção social não apenas enquanto projeção, mas como uma construção objetiva de realidades possíveis. Palavras-chave: medo, medos corriqueiros, risco, cultura emotiva, sociabilidade 


Emotive culture and social process: everyday fears, risk and sociability

Abstract: This article assumes that fear is an emotion made within social relations. Fear is understood as a significant emotion to the understanding and analysis of social forms. The relevant question is that fear is a socially willing emotion and a social construction of sense. A emotion is basic, therefore, to think the sociability processes and the formation of the order and disorder instruments in a social. In daily practical life, individuals must constantly worry about abstract systems in everyday life. Abstract systems these ranging from technological routine, till the utilization of mobile device to information on health systems for themselves and their family, and from the labels of dealing with others, increasingly heterogeneous in their differences, to the projections a personal and family future. In all the steps individuals are put at risk and take risk, elaborate reasons and reflect on them and the chance to go right or wrong and the fears that each option is for personal and relational life. The fear, therefore, is part of the human experience as a social category that deals with the creation process, with modes of knowledge of oneself and the other relational. Processes and ways this that allow the social construction not only as projection, but as an objective construction of possible realities. Keywords: everyday fears, risk, emotional culture, sociability



*




Resumo: Este ensaio aborda o caminho teórico-metodológico das teorias do Self, dos Processos Intersubjetivos e da Cultura Emotiva, passando pelos Clássicos das Ciências Sociais e enfatizando a virada epistemológica conhecida na Academia mundial como segundo deslocamento da Antropologia. A partir dos anos de 1970 verifica-se uma crise dos modelos funcionalistas, estruturalistas e estrutural-funcionalistas para a explicação do indivíduo, da cultura e da sociedade, - tidos como universalistas, essencialistas e, consequentemente, imperialistas e etnocêntricos. Estes modelos de apreensão da alteridade são radicalmente combatidos e substituídos por modelos subjetivistas, compreensivos, interacionistas e simbólico-interacionistas de análise do jogo social e de seus processos, agora pensados como indeterminados, tensionais e criativos. Neste contexto, despontam conceitos de análise como prática, práxis, self, processo, ação, interação, subjetividade, cotidiano, experiência e outros, cuja síntese e aprofundamento teórico-metodológico caminharam para o desenvolvimento da categoria analítica emoções como momento central de estabelecimento de uma Antropologia e uma Sociologia das Emoções. Palavras-chaves: Crise e reinvenção nas Ciências Sociais, ruptura epistemológica dos anos 1970, Emoções, Emoções nos Clássicos das Ciências Sociais, Antropologia e Sociologia das Emoções

The theoretical-methodological path of the theories of the Self, the Intersubjective Processes and the Emotive Culture: Crisis and Reinvention in the Social Sciences from the analytical category emotions.

Abstract: This essay approaches the theoretical-methodological path of theories of Self, Intersubjective Processes and Emotive Culture, passing through the Classics of Social Sciences and emphasizing the epistemological turn known in the World Academy as the Second Displacement of Anthropology. From the 1970s onwards there was a crisis of functionalist, structuralist and structural-functionalist models for explaining the individual, the culture and the society – these models were classified as universalist, essentialist and, consequently, imperialist and ethnocentric. These models of apprehension of the Alterity were radically countered and replaced by subjectivist, comprehensive, interactionist, and symbolic-interactionist models of social game analysis and its processes, now thought as being indeterminate, tense, and creative. In this context, concepts of analysis such as practice, praxis, self, process, action, interaction, subjectivity, daily life, experience and others emerged, whose synthesis and theoretical-methodological deepening lead towards the development of the analytical category emotions as a central moment of establishment of an Anthropology and a Sociology of Emotions. Keywords: Crisis and reinvention in the Social Sciences, epistemological rupture of the 1970s, Emotions, Emotions in the Classics of Social Sciences, Anthropology and Sociology of Emotions


*

EM PARCERIA

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro; BARBOSA, Raoni Borges. Dissenso e fragmentação dos códigospessoalizados de aliança: Fofocas, Bochichos e Outras Formas Cotidianas deControle e Administração de Tensões em um bairro popular. RBSE. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 15, p. 14-27, 2016.

Resumo: Este artigo discute a convivência entre moradores de um bairro popular da cidade de João Pessoa, Paraíba. A base de reflexão se apoia em uma pesquisa de campo desenvolvida na capital paraibana para um projeto maior sobre medos corriqueiros e a construção imaginária das cidades no Brasil, a partir de entrevistas e histórias de vida dos moradores do bairro do Varjão, também nominado Rangel, pelos moradores e conhecido pelo alto índice de violência e pela pobreza dos seus habitantes. Interessa compreender as formas intensas de interação entre os moradores e as possibilidades de controle social e de administração das tensões resultante deste processo e o seu uso no cotidiano do bairro: seus conflitos, formas de gestão e gerenciamento, mobilização política, choque entre forças locais e os regimes de subjetividade que daí emerge. A análise se apóia nas entrevistas com moradores de um conjunto de ruas, e na visão dessas pessoas sobre os outros moradores da rua e, por extensão, do bairro e da cidade como um todo. Palavras Chave: medos corriqueiros, Brasil urbano contemporâneo, cidade de João Pessoa – Paraíba, controle social e administração cotidiana de conflitos, bairro do Varjão/Rangel

Dissent and fragmentation processes of alliance codes: Gossip, rumors and other daily forms of control and administration of tensions in a popular neighborhood 

Abstract: This article discusses the coexistence among residents of a popular neighborhood in the city of João Pessoa, Paraíba. The basis for reflection is based on a field research developed in the same city for a larger project about everyday fears and the imaginary construction of cities in Brazil, based on interviews and life stories of residents of the neighborhood of Varjão, also nominated Rangel, and which is known for its high level of violence and the poverty of its inhabitants. It seeks to understand the intense forms of interaction between residents and the possibilities of social control and management of tensions resulting from this process and their use in the daily life of the neighborhood: their conflicts and management forms, political mobilization and the regimes of subjectivity that emerges from these interactions. The analysis is based on interviews with residents of a set of streets, and on the view of these people on the other residents of the street and, by extension, the neighborhood and the city as a whole. Keywords: everyday fears, urban contemporary Brazil, city of João Pessoa - Paraíba, social control and daily administration of conflicts, neighborhood of Varjão/Rangel 


*






Nenhum comentário:

Postar um comentário