sábado, 29 de dezembro de 2018

KOURY, Mauro GP. Uma Comunidade de Afetos. Livro Digital


Acaba de ser lançada a edição digital do livro de

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Uma Comunidade de Afetos. Etnografia sobre uma rua de um bairro popular na perspectiva da Antropologia das Emoções, Curitiba: Editora Appris, 2018

Agora o livro se encontra à venda

Em Edição Impressa, ao custo de R$ 62,00
e
Em Edição Digital, ao custo de R$ 28,00.

As edições impressa e digital podem ser adquiridas no site da editora

https://editoraappris.com.br/produto/2297-uma-comunidade-de-afetos-etnografia-sobre-uma-rua-de-um-bairro-popular-na-perspectiva-da-antropologia-das-emoes


quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção - Convite para artigos e Resenhas 2019

A RBSE Revista Brasileira de Sociologia da Emoção recebe de forma contínua artigos e resenhas para composição de seus números quadrimestrais (abril, agosto e dezembro) de 2019 em diante. Convida assim os autores e interessados na temática emoções e sociabilidade a encaminharem as suas contribuições. As contribuições serão repassadas para avaliação de pares cegos internacionais da revista. A RBSE recebe artigos e resenhas em português, espanhol, inglês, francês e italiano.

Os artigos e resenhas deverão ser encaminhados dentro das Normas de Publicação da RBSE encontradas no endereço: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Normas%20para%20Publica%C3%A7%C3%A3o%20na%20RBSEdez18.pdf

A RBSE também está recebendo propostas de dossiês e ou números temáticos para o ano de 2019 e seguintes. As propostas para dossiês e números temáticos devem vir acompanhadas com nome completo, endereço postal e institucional dos coordenadores, título da proposta, assim como de um resumo com até cinco mil palavras sobre o recorte, justificativa e abrangência da solicitação. Os proponentes terão que possuir o título de doutor.

As contribuições de artigos, resenhas e proposições de dossiês e números temáticos devem ser encaminhadas para Letícia Knutt, através do e-mail: rbse@cchla.ufpb.br.

A RBSE é uma publicação do GREM Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções, DCS/PPGA/UFPB.

sábado, 22 de dezembro de 2018

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. PROCESSO COMUNICACIONAL E INTERSUBJETIVIDADE EM GABRIEL TARDE


KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. PROCESSO COMUNICACIONAL E INTERSUBJETIVIDADE EM GABRIEL TARDE. Política & Trabalho. Revista de Ciências Sociais, n. 22, p. 133-144, abril de 2005 - ISSN 0104-8015

RESUMO

Processo comunicacional e intersubjetividade em Gabriel Tarde

Este ensaio discute a importância da obra de Gabriel Tarde para as Ciências Sociais e, especificamente, para a Antropologia e a Sociologia das Emoções. Compreende a relação entre os conceitos tardianos de intersubjetividade e comunicação social, através das categorias lógicas de repetição, oposição e adaptação, por ele consideradas fundamentais na administração dos fenômenos sociais. Busca contribuir, assim, para a importância de uma releitura da Sociologia de Gabriel Tarde na contemporaneidade, enfatizando a dimensão teórica presente e essencial à leitura do social tardiana, de que as sociedades são constituídas através das interações simples dos homens comuns. Os quais, na procura de adaptarem-se, resistem e reformulam a lógica social a cada novo conjunto de movimentos inter-relacionais.

Palavras Chaves: Gabriel Tarde; subjetividade; intersubjetividade; comunicação social


ABSTRACT

Communicational process and intersubjetivity in Gabriel Tarde

This essay discusses the importance of the work of Gabriel Tarde for the Social Sciences and, specifically, for the Anthropology and the Sociology of Emotions. It explains the relation between Tarde’s concepts of intersubjectivity and social communication, through the logical categories of repetition, opposition and adaptation, considered by Tarde the basics in the management of social phenomena. It seeks to contribute thus towards a contemporary re-reading of the sociology of Gabriel Tarde, emphasizing the theoretical dimension essential to the Tarde’s reading of the social; that societies are constituted through the everyday interactions of common men. The latter, in the process of adapting, resist and reformulate the social logic to each new set of inter-relational movements.

Keywords: Gabriel Tarde; subjectivity; inter-subjectivity; social communication

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

ORIENTAÇÃO AOS AUTORES DO Dossiê Antropologia e Sociologia das Emoções: Imagens e Memórias QUE PUBLICAM ARTIGO PORTADOR DE DOI (Digital Object Identifier)

ORIENTAÇÃO AOS AUTORES (AS) QUE PUBLICAM ARTIGO 

PORTADOR DE DOI (Digital Object Identifier)





Os editores da RCS alertam a necessidade de cadastrar o artigo, ensaio fotoetnográfico ou resenha na Plataforma Lattes com o devido registro do DOI. Em breves palavras, o DOI é um sistema numérico de identificação de objetos na internet.

O objeto editorial vem com o seguinte código (modelo)


Para cadastrar na Plataforma Lattes, vá no campo D.O.I / Informe o Digital Object Identifier (DOI) do artigo e clique no botão para recuperar os dados da produção.

No campo abaixo, o declarante deve colocar (seguindo o modelo de DOI acima):

10.3810/rcs.v2i3 MODELO

Dá enter.

O artigo estará indexado devidamente com os dados da produção editorial no sistema Lattes. Basta acrescentar informações nos campos faltantes.


Dúvidas: revistacs@ufopa.edu.br

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

31ª RBA Lançamento de livros

Durante a 31a. RBA Reunião Brasileira de Antropologia, o GREM lançou três livros do Professor Koury:

Koury, Mauro Guilherme Pinheiro. Uma Comunidade de Afetos, Curitiba, Aprris, 2018.

Koury, Mauro Guilherme Pinheiro. Sobre perdas, dor, morte e morrer na cidade de João Pessoa, Paraíba. Recife/João Pessoa: Bagaço/Edições do GREM, 2018 [Coleção Cadernos do GREM, n. 13].

Koury, Mauro Guilherme Pinheiro. Etnografias urbanas sobre pertença e medos na cidade. Recife/João Pessoa: Bagaço/Edições do GREM, 2017 [Coleção Cadernos do GREM, n. 11].

Algumas fotos do evento: